Google Marketing Live 2024: IA no Centro das Inovações em Anúncios
O Google realizou na última terça-feira (21/05) em Bayview, na Califórnia, a 11ª edição do Google Marketing Live, sua conferência anual onde a empresa reúne clientes, equipes de produtos e parceiros para compartilhar o lançamento de novas features em seus produtos. E é claro que, como vem acontecendo em muitos eventos de marketing e tecnologia nos últimos meses, o tema central do evento do Google não poderia ser outro: IA generativa.
Como o mote “Put Google AI to work for your business” - “Coloque a IA do Google para trabalhar para o seu negócio”, em tradução livre, a empresa anunciou as features mais recentes termos de IA para sua plataforma de anúncios, o Google Ads. Acompanhamos o evento e separamos as novidades mais relevantes que vale a pena ficar de olho. Philipp Schindler, diretor de negócios do Google, abriu os trabalhos relembrando o tema em destaque da 1ª edição do evento, que ocorreu em 2013: a transição para dispositivos móveis. Em apenas 11 anos, estamos vivenciando uma nova era. Estamos em um momento de transformação profunda, talvez o mais significativo até agora: a era da IA. Philipp também falou sobre como as questões em torno da IA evoluíram ao longo dos anos. Líderes e decisores passaram de “O que é IA? Como funciona?” há alguns anos, para hoje, onde se perguntam “O que a IA pode fazer por mim e como implementá-la o mais rápido possível? Como ela pode ajudar a encontrar os clientes mais valiosos? E como utilizá-la para aumentar a lucratividade?”.
Justamente para ajudar a responder a essas e outras perguntas relacionadas à IA, o evento seguiu com os especialistas dos produtos Google mostrando como trazer o melhor da IA do Google para o negócio de Ads da empresa.
Anúncios Automáticos no Recém Lançado AI Overviews
O AI Overviews, novo recurso da busca do Google lançado na semana passada e atualmente disponível apenas para os Estados Unidos, utiliza inteligência artificial para fornecer resumos rápidos, reunindo informações essenciais e fornecendo links sobre um tópico de pesquisa sem que o usuário precise ler várias páginas.
O recurso recém-lançado já ganhou um upgrade significativo: a empresa anunciou que começará a testar anúncios do Google Search, Performance Max e Google Shopping logo abaixo do resultado orgânico gerado pela IA. Segundo a empresa, os anúncios serão exibidos automaticamente quando houver um match entre a intenção da busca e o resumo gerado pelo AI Overview; os anunciantes não precisam realizar nenhuma ação para direcionar esses anúncios.
Experiência de Busca Personalizada e Potencializada pela IA
Com a promessa de transformar “anúncios em mais do que uma oferta, mas em uma experiência e em uma nova maneira de interagir com clientes”, o Google anunciou que está explorando anúncios de search com recomendações baseadas em IA. Ainda em fase de testes, o novo recurso promete lançar mão da inteligência artificial para auxiliar os usuários em decisões de compra complexas, utilizando informações adicionais fornecidas voluntariamente por eles.
O Google exemplificou com uma situação de contratação de um espaço de armazenamento, também chamados de self storage, muito comuns nos EUA e Europa. Ao pesquisar por "armazenamento de curto prazo" e clicar em um anúncio, o usuário participa de uma experiência de compra guiada, respondendo a perguntas e enviando uma foto dos itens que deseja armazenar. A IA do Google então analisa as informações e sugere o tamanho ideal da unidade de armazenamento e até itens relacionados, como materiais de embalagem, por exemplo. Por fim, o usuário acessa a página do produto no site da empresa para concluir a contratação.
Criação de Ativos com IA nas Campanhas Performance Max
Vem aí também uma série de novos recursos e ferramentas para ajudar anunciantes a produzirem criativos para campanhas Performance Max de maneira mais rápida e em escala. Entre as novidades, destacam-se a capacidade de adicionar as cores, fontes e imagens de referência de uma marca para ajudar a gerar variações de criativos automaticamente. Também foram anunciadas ferramentas de edição de imagens, a possibilidade de gerar anúncios a partir de um feed de produtos e obter métricas de conversão detalhadas por criativo.
Anúncios do Google Shopping impulsionados por IA
Os anúncios do Google Shopping também serão aprimorados em breve com novas funcionalidades baseadas em IA para oferecer uma experiência de compra mais imersiva e orientada ao usuário. Entre as novas features se destacam os anúncios em 3D e experimentação virtual para calçados e vestuário, que permitirá aos usuários verem como diferentes estilos se ajustam a diferentes tipos de corpo, e a possibilidade de incorporar vídeos curtos interativos nos anúncios, proporcionando aos compradores uma visão mais completa dos produtos, além de sugestões e recomendações de estilo.
First-Party Data: A Base para uma Boa IA
Deixamos para o final o nosso tema preferido: Dados! Com a frase “Good AI requires Good Data”- "Boa IA requer Bons Dados", os especialistas do Google enfatizaram como dados de qualidade são a base para a inteligência artificial funcionar de forma eficiente e falaram sobre a importância de fazer uma gestão consistente de dados primários, pois estes são essenciais para orientar resultados precisos. A empresa seguiu anunciando a disponibilidade do Ads Data Manager, ferramenta permite que os anunciantes agreguem dados 1st party de diversas fontes, como YouTube, Google Ads, HubSpot e Shopify, garantindo maior visibilidade e ação sobre essas informações. Além disso, o Ads Data Manager atua como uma espécie de "verificador de segurança" para garantir a utilização responsável desses dados. Com essa unificação de dados primários através do Ads Data Manager, os profissionais podem centralizar e ativar seus dados de forma mais eficiente, aproveitando o recursos de IA para obter insights e segmentação de público-alvo em campanhas.
Com tantas novidades apresentadas no Google Marketing Live 2024, fica ainda mais claro que a inteligência artificial está transformando o marketing digital. Na DP6, estamos prontos para ajudar sua empresa a implementar essas e outras tecnologias e maximizar os resultados de suas campanhas. Nossa expertise em marketing analytics e ciência de dados nos permite não apenas adotar essas ferramentas avançadas, mas também escalá-las de forma eficaz para atender às necessidades específicas do seu negócio. Conte com a DP6 para ajudá-lo a integrar a inteligência artificial à sua estratégia digital, indo muito além da criatividade. Fale com a DP6!