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GA4

Série Relatórios do GA4 - 1.: Relatórios Nativos

Por
Larissa Rangel
16/1/2025

O feijão com arroz bem feito pode salvar sua entrega na correria.

Que a forma de relatoria do GA4 é bem diferente do antigo GA Universal todo mundo já entendeu, mas você sabe como utilizar as visões que o GA4 fornece  para ter respostas rápidas às suas questões de negócio?

Nessa série de posts vamos detalhar as diversas possibilidades de relatoria disponíveis no GA4 e como utilizá-las para gerar insights e resolver dúvidas no seu dia a dia. Serão 3 posts ao longo dos próximos meses aprofundando cada um dos modelos de relatórios, começando hoje com os relatórios nativos.

Relatórios Nativos ou Padrão

Os relatórios padrão, ou nativos, são uma biblioteca de relatórios gerados automaticamente pelo GA4 que servem para responder perguntas-chave do negócio, permitindo um certo nível de personalização para atender necessidades mais específicas.

Esse formato de relatório possui consolidação de dados e capacidade de armazenamento bem específica em relação aos outros modelos. Suas principais características são:

1. Consomem dados de tabelas agregadas:

Os dados apresentados nos relatórios não provêm de bases brutas, como no caso de dados exportados para o BigQuery, e sim de dados agregados que permitem as análises feitas automaticamente pela inteligência da ferramenta, como o caso de DDA (Data Driven Attribution) por exemplo.

2. Não possuem restrição de retenção de dados: 

Os dados não são limitados a uma janela específica de tempo, como no caso dos outros relatórios, onde há um limite de tempo relacionado aos dados de usuários coletados via cookie. Para os relatórios nativos, a partir do momento que a conexão entre a ferramenta e o site é feita, todos os dados ficam disponíveis por período indeterminado para análise e comparação de períodos sem sofrerem essa perda.

3. Possuem limitações nas métricas e dimensões disponíveis:

Como os relatórios são construídos com base na coleta básica padrão sugerida pelo Google, dimensões e métricas provenientes de eventos personalizados podem ficar fora desses relatórios, sendo limitados principalmente àquilo que é padrão de coleta.

4. São objetivos e de leitura fácil:

Possuem visualizações intuitivas e de fácil filtragem e exportação, para serem prontamente lidos e consumidos pelo usuário

5. São customizáveis:

É possível a criação de filtros específicos de métricas ou dimensões para a análise dos dados, criação de segmentos com base em características dos usuários para comparação entre si e também adição de gráficos e visualizações específicas dentro dos relatórios.

Os relatórios nativos podem ser acessados na barra lateral esquerda do GA4 e são organizados de acordo com algumas distribuições de pastas, sendo elas Coleções > Tópicos > Relatórios.

Coleções, tópicos e relatórios no GA4
Fonte: Autoria Própria

Coleções

São conjuntos de tópicos ligados a um tema  específico, elas aparecem e se populam automaticamente de acordo com as configurações da propriedade e os dados coletados.

Coleções no GA4
Fonte: Autoria Própria

Abaixo temos as coleções padrão, suas características e as principais questões de negócio respondidas por elas.

Fonte: Autoria Própria

Além das coleções com seus principais tópicos, também é possível criar e editar relatórios  e coleções através da Biblioteca. Cada propriedade pode ter até 7 coleções, sendo viável adicionar visões e gráficos que façam sentido e também incluir relatórios personalizados dentro de cada coleção. 

Tópicos

Os tópicos representam um conjunto de relatórios com pelo menos um relatório de Visão Geral (Overview Report) e um Relatório Detalhado (Detail Report). Eles ficam dentro das coleções, especificando ainda mais a subdivisão dos relatórios e determinando qual o tema tratado pelos relatórios.

Tópicos no GA4
Fonte: Autoria Própria

Considerando o exemplo da Coleção de Life cycle (Ciclo de Vida), temos os seguintes tópicos:

  • Acquisition (Aquisição)
  • Engagement (Engajamento)
  • Monetization (Monetização)
  • Retention (Retenção)

Os tópicos também podem ser modificados usando a Biblioteca, tanto para a adição de novos tópicos quanto para a inclusão de relatórios dentro dos tópicos já existentes; cada coleção pode ter até 5 tópicos e cada tópico até 10 relatórios.

Entraremos em mais detalhes sobre como criar relatórios através da Biblioteca nos próximos posts da série.

Relatórios 

Os Relatórios vão trazer a visão mais específica do agrupamento de dados dentro da ferramenta do GA4, eles vão unificar as informações dentre as possibilidades de visualização (gráfico, tabela, etc). A eles podem ser aplicadas todas as possibilidades de personalização e segmentação dos dados, com filtros, segmentos etc, além do controle de período de análise.

Eles podem ser divididos principalmente em dois tipos:

  • Relatórios de visão geral: resumem os dados sobre um tópico. Por exemplo, saiba quanto dinheiro você está ganhando com e-commerce, compras no app e anúncios para dispositivos móveis. Utiliza Summary Cards como gráficos de barra, de rosca (conforme a tradução do GA4), de linha e geográfico.
  • Relatórios detalhados: dão informações mais detalhadas sobre uma área de interesse. Por exemplo, dados sobre compras de e-commerce. Composto pelas seguintes visualizações: Gráfico de barra, gráfico de dispersão, gráfico de linha e tabela.

Abaixo trazemos os exemplos de alguns relatórios nativos possíveis dentro do GA4:

Relatórios no GA4
Fonte: Autoria Própria

É importante lembrar que os relatórios nativos consomem das informações coletadas na coleta básica de dados, sendo assim, seguir à risca as recomendações de coleta do GA4 é fundamental para o bom funcionamento desses relatórios, coletas que não seguem as boas práticas sugeridas pelo Google podem afetar os dados mostrados no relatório nativo.

Os relatórios nativos são perfeitos para responder dúvidas imediatas do dia a dia, sem sofrer os impactos de demora de carregamento de plataformas de dataviz, falta ou latência de atualização de base no BigQuery, problemas com amostragem durante a visualização, entre outros. 

Eles podem trazer as informações necessárias em poucos cliques e em formato facilitado tanto para a relatoria quanto para export e geração de outros tipos de gráficos. 

Ter conhecimento e expertise na utilização deles pode facilitar e muito o trabalho de quem consome esses dados, na hora de extrair uma informação processada, atualizada e de rápido consumo.

Esse é só o começo do nosso papo e ainda vem muita coisa interessante por aí, então acompanhe o blog para não perder os próximos artigos da Série de Relatórios do GA4.

A DP6, como parceira do Google, oferece o licenciamento do GA4 com suporte completo e treinamentos personalizados. Quer ir além? Nossos projetos de consultoria incluem coleta de dados, ciência de dados, governança, CRO, personalização e integrações. Fale conosco e transforme dados em decisões estratégicas.

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