Banco Next
Confira como atingimos uma redução de 22% no CPA, aumento na taxa de conversão de abertura de conta, e maior confiança e agilidade na otimização de mídia.
Case de atribuição para App e estudo de saturação de mídia para o Banco Next.
Desafios
O banco digital Next apresentava um cenário bastante complexo em seu lançamento pelos fortes concorrentes que já competiam no segmento e por ter no aplicativo mobile o seu principal canal para abertura de contas, um canal complexo quando o objetivo é trabalhar com otimização e atribuição de mídia.
+ Desafio do Mobile: Os gaps entre impressão, clique, download nas app stores, instalação, abertura do app, início do processo e finalização da abertura de conta podem ser muito grandes, dificultando a identificação única do usuário.
+ Desafio da Mídia: Soma-se a isso a necessidade de diversificação do plano de mídia com a entrada de players de performance, mas também de awareness, pois existia a necessidade de ampliar o alcance da marca que havia nascido há poucos meses. Por isso, a DP6 em conjunto com o banco partiu para o desenvolvimento de um Modelo de Atribuição customizado para Next
Abordagem DP6
A DP6 já havia desenvolvido para o cliente um Data Lake que integrava os dados de plataformas de mídia, web analytics, app stores e dados internos, garantindo a visão única do cliente Next.
+ Data Science: Em cima dessa estrutura, a DP6 aplicou métodos de ciências de dados, como cadeias de Markov, para desenvolver um modelo customizado que entenda a contribuição incremental de cada canal para cada cliente e consiga atribuir o peso ideal para cada ponto de contato.
+ Análises de Saturação: O processo inclui, além da atribuição correta para cada canal, análises importantes, como a avaliação do potencial de investimento e o resultado adicional de cada canal considerando sua influência na jornada completa.
Resultados
+ Redução de 22% no CPA médio das conversões
+ Aumento de 5.5pp na taxa de conversão dos usuários que iniciaram o processo e que realmente efetivaram a abertura de conta
+ Após a entrega do projeto, as decisões passaram a ser baseadas em indicadores mais consistentes e a equipe de mídia e agências passaram a ter maior confiança nos dados utilizados para otimização e planejamento e, consequentemente, maior agilidade em todo o processo de otimização de mídia, do planejamento à operação.