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Inteligência Artificial

Como a GenAI está Transformando o Marketing: 7 Casos Práticos

Por
Bianca Lopomo
28/11/2024

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) está revolucionando o marketing ao possibilitar inovações que ampliam a criatividade, otimizam processos, personalizam experiências e aumentam a eficiência das estratégias. Durante o Marketing Data Science  2024, evento organizado pela DP6, tivemos a oportunidade de assistir à palestra ‘Dados e GenAI: Expandindo o Potencial’ ministrada por Rafael Ennes, Data & AI Senior Manager na DP6. Na palestra, foram apresentados 7 casos de uso práticos de GenAI no marketing, com destaque para projetos e inovações recentes da DP6, além de iniciativas conjuntas com outras empresas do The Brandtech Group, que têm contribuído  para transformar atividades do marketing em grandes marcas e alcançar resultados de alto impacto. Vamos explorar e aprofundar esses usos?

1. Reporting Chatbot: Democratização de Dados

Um dos principais desafios no marketing é o acesso rápido e prático a dados essenciais. O Reporting Chatbot, automatizado com GenAI, funciona como um intermediário que simplifica o acesso ao seu data warehouse, relatórios e dashboards. Por meio de perguntas em linguagem natural, como “Quais campanhas trouxeram mais receita dos produtos da minha principal categoria?”, ele fornece respostas em formato de texto, gráficos ou tabelas, garantindo:

  • Acesso simplificado a dados complexos, mesmo para equipes não técnicas.
  • Tomada de decisão mais rápida, baseada em informações estruturadas em tempo real.
  • Colaboração entre equipes, redução de gargalos de comunicação, menor necessidade de alocação de especialistas e democratização da informação.

2. Feed Optimizer: Otimização Automática de Campanhas de Shopping

A competitividade em marketplaces e no varejo online requer que as empresas posicionem seus produtos de forma diferenciada, atendendo às necessidades específicas de suas audiências. O Feed Optimizer utiliza GenAI para revisar e ajustar automaticamente títulos, descrições, imagens e atributos, garantindo que esses elementos sejam aproveitados em todas as oportunidades de comunicação com os clientes, sempre em conformidade com as diretrizes de plataformas como Google Shopping e Amazon Ads. No final, os resultados aparecem porque traz:

  • Maior relevância para o consumidor, aumentando cliques, conversões e vendas.
  • Eficiência operacional, reduzindo o tempo de revisão de conteúdo e integrando campanhas de forma mais ágil.

3. App Review Benchmark: Insights da Experiência do Cliente

Os feedbacks e reviews que usuários  de aplicativos deixam nas lojas de apps podem trazer insights valiosíssimos sobre a experiência do cliente (CX). Este caso de uso foca na aplicação de GenAI para transformar todos os dados desestruturados em classificações, análises e insights acionáveis. Com isso, é possível:

  • Identificar os problemas mais frequentes (ex.: navegação, atrasos, preços).
  • Priorizar melhorias com base no impacto percebido.
  • Realizar análises competitivas, comparando a experiência do seu app com a dos concorrentes.

4. Creative Insights: Melhoria Contínua em Criatividade

A eficácia criativa é fundamental para o sucesso de campanhas de marketing. Este caso de uso permite analisar os atributos criativos de campanhas passadas em comparação com guidelines e resultados obtidos. Assim, é possível:

  • Produzir briefings otimizados para campanhas futuras, aumentando a probabilidade de gerar resultados.
  • Melhorar o retorno sobre investimento publicitário (ROAS) com materiais criativos mais alinhados às expectativas do público.
  • Compreenderquais elementos visuais ou mensagens ressoam melhor com diferentes audiências, inspirando processos criativos.

5. Share of Model: o que a IA sabe sobre sua marca ou produto

O Share of Model é uma solução desenvolvida pela Jellyfish e utiliza GenAI para analisar o posicionamento da sua marca e os seus atributos percebidos pelos modelos de linguagem (LLMs). Com o crescente uso dos modelos de IA como ferramentas de buscas pelos consumidores, temos a oportunidade de compreender se sua estratégia de conteúdo e produto está refletindo nas recomendações oferecidas aos usuários. Essa solução possibilita:

  • Comparar os atributos entre sua marca e concorrentes.
  • Definir estratégias de diferenciação, baseadas em insights robustos sobre o conteúdo e linguagem utilizada.
  • Ajustar o posicionamento e criação de conteúdo alinhado à percepção desejada.

6. Pencil Pro: Desenvolvimento e Automação de Conteúdo Criativo

A criação e a produção de campanhas digitais pode ser um gargalo para os processos de comunicação, especialmente quando há necessidade de personalização e velocidade. A Pencil Pro usa GenAI e aplica diversos modelos de geração de texto, imagem e vídeo para automatizar a produção de peças criativas, permitindo:

  • Escalar sem comprometer a qualidade, aumentando a capacidade de produção.
  • Reduziro tempo de entrega, garantindo campanhas mais ágeis.
  • Personalizar em massa, gerando anúncios mais relevantes para diversos segmentos de público.
  • Automatizar de campanhas criativas alinhadas às diretrizes da marca e aos critérios de otimização do negócio.

Leia nosso artigo completo, "Transforme a Criação de Anúncios com Inteligência Artificial: Conheça a Pencil", aqui para entender mais sobre como ele pode transformar sua estratégia criativa.

7. Brandtech Brain: Expandindo o potencial e o impacto das automações com AI através de pipelines RAG

O resultado real dos projetos e produtos de IA é atingido com a implementação em escala nas empresas e marcas. Mas, para isso, é necessário integrar os casos de uso, pilotos e novas soluções à espinha dorsal de dados e informações das empresas.  Grandes marcas eventualmente precisam desdobrar criativos em dezenas de mercados diferentes, cada um com guidelines locais e históricos de desempenho diferentes, por exemplo. É aqui que entra o Brandtech Brain, solução baseada em técnicas como RAG (Retrieval-Augmented Generation), Fine-Tuning e Prompt Engineering que conecta dados de diferentes fontes de dados como documentos, bases e planilhas, prepara e processa os dados para serem inteligíveis aos modelos de IA e LLM e alimenta os modelos com dados úteis e relevantes para o contexto de cada marca. Os benefícios incluem:

  • Menos alucinações: o embasamento em dados mais relevantes da própria marca garante mais precisão na geração de conteúdo.
  • Mais personalização: o uso de informações estratégicas do negócio traz diferenciais competitivos e possibilidades de adaptação em larga escala.
  • Eficiência operacional: reduzindo alimentação manual e automatizando processos, ganhamos escala e diminuímos erros.

Conclusão 

A Inteligência Artificial Generativa (GenAI) já está transformando o marketing ao redefinir a forma como as empresas simplificam o acesso a dados, personalizam campanhas e geram insights estratégicos. Suas aplicações são vastas e importantes, permitindo que marcas escalem campanhas criativas e ofereçam experiências mais personalizadas e relevantes para os consumidores. As possibilidades são muitas, abrangendo desde a otimização de processos até a melhoria da experiência do cliente, e pode ser tornar um diferencial competitivo para sua marca.

Na DP6, estamos à frente dessa transformação, guiando empresas na implementação de Inteligência artificial generativa ou preditiva de forma estratégica e escalável. Acreditamos no potencial dessa tecnologia para acelerar resultados de negócios e estamos prontos para auxiliar sua marca a explorar esses e outros casos de uso, otimizar suas estratégias e liderar essa nova era no marketing. Fale com a DP6 e descubra como integrar GenAI a excelentes projetos de dados e avançar para a próxima etapa.

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