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Cookies

Google Reverte Decisão sobre Cookies: O Que Isso Significa para seu Negócio?

Por
Ana Pedretti
1/8/2024

Descubra como a mudança na política de cookies de terceiros do Google Chrome pode impactar a privacidade e a personalização de anúncios.No dia 22 de Julho fomos surpreendidos por um anúncio do Google informando que o projeto de remoção de cookies de terceiros do navegador Google Chrome será descontinuado. Anthony Chavez, vice-presidente da iniciativa The Privacy Sandbox, emitiu um comunicado sobre a mudança: após adiar pela terceira vez o bloqueio dos cookies de terceiros, muitos testes e feedbacks de publishers, desenvolvedores, anunciantes e agências regulatórias, a Privacy Sandbox irá adotar uma abordagem que dará mais controle sobre os dados e maior poder de escolha para os usuários. 

Assim, as empresas poderão continuar utilizando cookies de terceiros para segmentação e personalização de anúncios, mas é imprescindível que elas continuem a desenvolver práticas de privacidade mais robustas para atender não só às regulamentações atuais e futuras como também às crescentes expectativas dos consumidores.

O que são cookies? E qual é a diferença entre cookies primários (1st party), secundários (2nd party) e de terceiros (3rd party)?

De acordo com o Google, cookies são pequenos textos enviados ao navegador por um site no momento do acesso. Eles ajudam o site a se lembrar de informações sobre a visita, o que pode facilitar o próximo acesso e deixar o site mais útil para você. Alguns dos usos dos cookies são:

  • Gerenciamento de sessão (para manter o login ativo ou itens no carrinho de compras, por exemplo)
  • Personalização de preferências (idioma escolhido ou recursos de acessibilidade, por exemplo)
  • Rastreamento (comportamento de quem acessa o site, como número de acessos, engajamento com o conteúdo, entre outros)

Os cookies podem ter tipos e escopos diferentes, dependendo de como ou por quem são coletados. No quadro a seguir nós podemos ver a diferença entre cookies primários (1st party), secundários (2nd party) e de terceiros (3rd party):

tabela com diferença entre cookies primários (1st party), secundários (2nd party) e de terceiros (3rd party)
Fonte: learn.microsoft.com

Empresas já estavam se preparando para a descontinuação dos cookies de terceiros

Após ser adiada por três vezes, a preparação para as restrições de cookies de terceiros teve seu início no começo deste ano, quando o Chrome restringiu os cookies para 1% dos clientes a fim de facilitar os testes para mitigar os efeitos da descontinuação. Nós já falamos um pouco sobre essa preparação e também sobre os desafios do marketing digital com essa descontinuação aqui no blog da DP6.

A mudança de planos do Google significa que esses preparativos foram em vão? Não, muito pelo contrário. Outros navegadores, como o Safari e o Mozilla Firefox, já têm mecanismos para bloquear cookies de terceiros por entenderem que esse tipo de cookie pode representar uma violação da privacidade dos usuários. Apesar de terem um market share menor do que o Google Chrome, esses navegadores são utilizados por mais de 20% dos usuários de internet.

browser market share worldwide - june 2024
Fonte: Statcounter


Além disso, a possibilidade de perda de dados iminente serviu como uma provocação para muitas empresas, que encontraram alternativas não só para suprir a falta dos cookies como também para melhorar a forma como interagem com seus usuários, permitindo a criação de jornadas mais fluidas e personalizadas - o que acaba gerando um retorno financeiro maior.  

Maior controle do usuário como alternativa à eliminação de cookies de terceiros

Apesar da mudança de rumo, o Privacy Sandbox não será descontinuado. No lugar do bloqueio dos cookies de terceiros, o Google pretende propor uma nova experiência no Chrome que irá permitir que as pessoas escolham os dados que querem compartilhar e também que ajustem essa escolha a qualquer momento. Entretanto, eles ainda não forneceram detalhes sobre como essa experiência irá funcionar.

É importante ressaltar que as APIs do Privacy Sandbox, utilizadas por desenvolvedores como alternativas para os cookies de terceiros, continuam disponíveis e em processo de melhoria contínua. Além disso, o Google também pretende oferecer um modo de Proteção de endereços IP no modo anônimo do Chrome.

Ainda assim, essa mudança gera algumas dúvidas:

  • Qual será o impacto real dessa mudança de rota para empresas e anunciantes?
  • A nova experiência no Chrome vai conseguir garantir a privacidade dos usuários? 
  • O quanto isso irá impactar na experiência dos usuários em si?

As respostas para esses questionamentos devem ficar pendentes até o Google fornecer mais detalhes.

Com um amplo conhecimento das mudanças no mercado digital e uma equipe especializada em tecnologias emergentes, a DP6 está pronta para levar seu negócio ao próximo nível. Fale com a DP6 e descubra como podemos transformar suas estratégias de marketing e análise de dados. 

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