Melhore a Experiência Digital dos Usuários: o uso dos Testes A/B e a aplicação da VWO

Já não é mais novidade que a experiência do usuário em nossas plataformas, sejam elas de e-commerce ou de produção de conteúdo, são um ponto crucial para que tenhamos condições de alcançar maiores volumes de conversão.
Pensando nisso, devemos estar atentos aos dados de navegação e ao funcionamento de cada uma das soluções implementadas em nosso ambiente, melhorando, quando necessário, os recursos utilizados por nós.
Testes A/B podem ser considerados uma das formas de escolhermos melhor esses recursos, pois através deles comprovamos, com base em dados, os resultados obtidos, podendo assim escolher com mais precisão a composição do nosso principal meio de contato com o nosso consumidor.
O que é um teste A/B?
Os chamados “Testes A/B” podem ser definidos como uma metodologia de experimentação utilizada para comparar as reações e resultados obtidos a partir do uso de dois recursos diferentes (sejam eles banners, mecanismos de busca, botões, etc.).
Neste método, dois grupos de usuários, selecionados a partir do critério de seu desejo, são expostos aos elementos que você gostaria de validar e com os dados de interação coletados, são desenvolvidas análises para auxiliar na tomada de uma decisão mais precisa.
Para estes grupos, temos as seguintes denominações:
- Grupo controle - É o grupo que terá contato com a solução utilizada por você atualmente, servindo como um critério base para a comparação que será realizada após a conclusão do teste.
- Grupo experimental - Grupo que verá e utilizará o recurso novo que está disposto a empregar em seu ambiente.
Os dados relacionados a este grupo serão comparados ao do grupo mencionado anteriormente e, a partir da vantagem ou desvantagem sobre os resultados, você definirá qual o melhor caminho a ser seguido.

Mas como identificar essa vantagem (ou desvantagem)?
É comum que ferramentas de teste utilizem uma “pontuação” chamada valor de p ou p value, que traz consigo o propósito de medir se a diferença entre as duas soluções testadas têm relevância estatística através da probabilidade.
Em ferramentas, como a VWO, este recurso já está integrado de forma direta e facilita uma análise detalhada desses resultados.
VWO: Casos de uso e resultados obtidos
A VWO é uma ferramenta amplamente utilizada em diversos segmentos relacionados à tecnologia para realização de testes, facilitando, através de suas muitas funcionalidades, o processo de otimização que todos nós devemos nos preocupar em fazer.
Estudos de caso, como o que foi feito pelo veículo Landingi, sobre a organização ADT UK, conduzido pela Agência Bloom, enfatizam otimizações de até 60% em volume de conversões através da utilização dos dados extraídos de testes realizados pela VWO.

VWO: Quais funcionalidades desta ferramenta atendem minhas necessidades de análise?
Na VWO temos uma série de recursos que podem auxiliá-lo na avaliação dos diferentes pontos que gostaria de utilizar em seu ambiente. Para lhe dar mais clareza sobre isso, mencionarei alguns deles.
Segmente os usuários
Logo ao iniciarmos, mencionei que para a construção de um teste A/B era importante termos um critério de escolha do grupo de usuários que seria exposto a uma determinada funcionalidade.
Na VWO você consegue direcionar aos testes usuários que tenham características específicas, como informações demográficas/geográficas e comportamento de navegação em seu ambiente.
Isso não só te dá mais clareza, como também aumenta a relevância dos dados que serão captados.
Plataforma intuitiva
Tão importante como a visualização do recurso utilizado, é a facilidade de alterá-lo.
Com ela, seu time de testes será capaz de realizar alterações de design sem que seja mandatório o domínio de princípios de programação.
Isso acelera o processo de trabalho, pois reduz a dependência de diferentes departamentos.
Nem só de testes A/B viveremos
Explicamos que os testes A/B levam em conta a comparação de dois recursos, certo?
Na VWO também temos meios de realizar testes multivariados, onde 3 ou mais elementos conseguem ser testados e alterados simultaneamente.
Com isso, você terá condições de visualizar com mais facilidade como diferentes mudanças impactam na performance de seu ambiente e na experiência de quem utiliza o mesmo.

Mapas de calor e gravação das sessões
Além dos dashboards e relatórios a que você tem acesso, também é possível configurar a gravação da sessão de usuários dos diferentes grupos que estão sendo analisados, e os pontos com os quais eles mais interagem.
Isso se torna um ganho a mais no processo de defesa da implementação de novos recursos.

Sendo assim, quais são os seus próximos passos?
Agora que já passamos pelos principais temas do Teste A/B , é possível ver como ferramentas como o VWO podem destravar benefícios para o seu produto, impulsionando seu Marketing para o modelo Contextual, com foco na experiência do usuário e resultados palpáveis.
Se a sua empresa busca otimizar a experiência do usuário e maximizar conversões por meio de testes A/B e multivariados, a DP6 pode ajudar! Como parceiros da VWO, somos especialistas em experimentação e análise de performance digital. Conte com nossa expertise para estruturar, operar e interpretar testes de forma estratégica, garantindo insights acionáveis e melhorias contínuas. Fale com a DP6 e leve sua estratégia de testes para o próximo nível!