Cielo

Confira como ajudamos a Cielo a otimizar as vendas e reduzir o custo por lead em 61%.

Otimização de Vendas por meio de Modelos de Atribuição

1.

Desafios

A Cielo é uma empresa líder em tecnologia e inovação no setor de pagamentos eletrônicos na América Latina, oferecendo soluções completas para mais de 1,5 milhão de clientes ativos, desde pequenos empreendedores até grandes varejistas, em todo o país.

Diante de um mercado de máquinas de cartão cada vez mais competitivo, a Cielo enfrentou a necessidade de revisar sua estratégia de expansão. Durante a pandemia, o aumento da concorrência, incluindo a entrada de grandes bancos, intensificou os desafios. Entre os principais problemas identificados estavam:

1. Performance: A estratégia de mídia estava excessivamente focada na geração de leads, dificultando a otimização das vendas.

2. Marketing: As ações de marketing eram otimizadas apenas em partes isoladas da jornada do consumidor.

3. Jornada do cliente: A jornada do consumidor era fragmentada, começando online e sendo concluída offline.

4. Integração: Havia uma separação dos dados do ciclo de vida do cliente entre os ambientes online e offline dentro da Cielo. 

A empresa precisava encontrar novas maneiras de melhorar seus resultados e manter sua competitividade no mercado.

2.

Abordagem DP6

A DP6 dividiu o desafio da Cielo em duas etapas principais: 

Etapa 1: Jornada do Consumidor

-Data Science para Marketing: Desenvolveu modelos de atribuição customizados com base na cadeia de Markov para orientar mudanças estratégicas e táticas.

-Análise da Jornada: Criou uma base de dados comparáveis, analisando todos os canais de mídia (online e offline) para otimizar a jornada do cliente e potencializar as vendas.

Etapa 2: Mudanças Estratégicas

-Otimização de Mídia: Estruturou dashboards para monitoramento em tempo real e otimizou o planejamento mensal de mídia.

-Redistribuição de Investimento: Forneceu análises que permitiram à Cielo e à sua agência de publicidade redistribuir investimentos para melhores resultados e otimização da comunicação.

3.

Resultados

A Cielo obteve diversos ganhos com as estratégias implementadas pela DP6, incluindo:

  • Redução de 61% no Custo por Lead (CPL) em apenas 4 meses.
  • Melhoria no processo de mídia, baseada em jornadas de consumo mais realistas.
  • Otimização da comunicação, com uma estratégia de engajamento mais eficaz ao longo da jornada do cliente.
  • Criação de uma base única de dados comparáveis e definição de metas para mídia digital.
  • Otimização do planejamento, análise e investimento em mídia.
  • Redução operacional na agência e no marketing.