Tracking Protection: Recurso do Chrome e o Fim dos Cookies
A partir de hoje, 4 de janeiro, o Google vai disponibilizar para 1% dos usuários globais do Chrome a nova ferramenta de Tracking Protection. A partir deste lançamento, as empresas que dependem de cookies de terceiros poderão testar sua preparação para uma web sem cookies de terceiros. Este é um passo importante para a iniciativa Privacy Sandbox do Google, que tem como um dos objetivos principais a eliminação gradual dos cookies de terceiros até o segundo semestre de 2024.
Para participar, 1% dos usuários do Chrome em escala global serão escolhidos aleatoriamente. Caso o usuário faça parte dos 1% dos usuários selecionados para ter acesso ao novo recurso, receberá uma notificação ao abrir o navegador no desktop ou no Android.
O que é o Tracking Protection?
O Tracking Protection é um recurso do Chrome que permite aos usuários bloquear o rastreamento de suas atividades online por terceiros. Os terceiros são empresas que não são o site que o usuário está visitando, mas que podem coletar dados sobre esse usuário, como suas visitas a outros sites, suas compras e suas pesquisas.
Impacto do Tracking Protection em relação aos cookies de terceiros
Os cookies de terceiros são pequenos arquivos que são armazenados no computador ou dispositivo móvel por sites de terceiros que tem como objetivo mapear a navegação online e, a partir disso, construir um perfil de navegação e consumo do usuário. Estes dados permitem que as empresas utilizem as informações para criar perfis detalhados de seus interesses e comportamentos que podem ser utilizados para direcionar anúncios personalizados, personalizar a experiência de navegação de um site, entre outros.
O lançamento da nova versão do Tracking Protection terá um impacto significativo na forma como as empresas anunciam online, já que vai ampliar a limitação das informações que podem ser coletadas. Este movimento pode permitir que as empresas visualizem o que precisa ser adaptado para que seus sites continuem funcionando de maneira correta antes do fim dos cookies no Chrome, previsto para o final de 2024.
O que é a iniciativa Privacy Sandbox do Google?
Segundo o site da iniciativa, o Privacy Sandbox visa criar tecnologias que protejam a privacidade das pessoas online e fornecer às empresas e desenvolvedores ferramentas para construir negócios digitais prósperos. O Privacy Sandbox reduz o rastreamento entre sites e aplicativos, ao mesmo tempo que ajuda a manter o conteúdo e os serviços online gratuitos para todos. Conheça abaixo algumas das soluções em desenvolvimento:
- Topics API: Uma ideia que propõe uma API para permitir que os sites declarem tópicos de conteúdo específicos, permitindo uma personalização mais eficaz dos anúncios com base no contexto do conteúdo e não na navegação individual.
- Private State Tokens: Esta é uma proposta que visa criar tokens que indicam a confiabilidade de um usuário sem revelar informações específicas sobre a identidade desse usuário. Esses tokens podem ajudar a combater atividades fraudulentas e abusos online.
- Related Website Sets: Essa abordagem permite que sites declarem conjuntos de domínios que são considerados “primeira parte” (first-party), permitindo que os navegadores tratem esses domínios como uma única entidade para fins de rastreamento. Isso ajuda a manter a continuidade do rastreamento dentro de um conjunto de domínios relacionados.
- Attribution Reporting API: Proposta Para permitir que os anunciantes coloquem anúncios relevantes e estudem a sua eficácia de forma a preservar a privacidade. Substituirá cookies de terceiros por novas ferramentas de medição e relatórios que impedirão que as pessoas sejam identificadas em diferentes websites. Isto inclui várias propostas interligadas.
Para conhecer outras soluções em desenvolvimento da iniciativa, acesse aqui o site.
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Além disso, t raduzimos um conteúdo exclusivo produzido pela fifty-five, empresa que assim como a DP6, faz parte do The Brandtech Group, para trazer ao mercado brasileiro um guia completo com tudo que você precisa saber para se preparar para o fim dos cookies. O Roadmap de Marketing Digital para a era Pós-Cookies é um guia dividido em duas partes:
Parte I: entenda melhor o cenário das novas leis de privacidade e como isso influencia os casos de uso do Marketing Digital. Acesse aqui.
Parte II: explore as novas soluções de mercado para superar os desafios da coleta, mensuração e ativação dos dados de marketing no mundo pós-cookies. Acesse aqui.