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Data Clean Room

Série DCR - 2.: Além da Teoria: Como Data Clean Rooms Impulsionam Resultados de Marketing na Prática

Por
Robson Oliveira
13/3/2025

Desde nosso último post da série DCR um novo player foi lançado: Databricks Clean Rooms já está disponível para AWS e Azure, o que trará maior integração entre a flexibilidade do Databricks na engenharia de dados/machine learning e todos os benefícios de uma DCR no compartilhamento de dados reforçando o quanto essa necessidade está em expansão.

Agora você deve estar se perguntando: “Entendi os benefícios, mas já temos casos reais de sucesso com o uso de uma Data Clean Rooms?”.

Pergunta justa e eu digo que sim, já temos casos de sucesso com o uso de uma DCR e esse post tem como objetivo discutirmos um pouco dos cenários e resultados alcançados.

Caso de Sucesso: Albertsons Media Collective (LiveRamp)

Desafio

Com um aumento da perda de sinais e com a redução da utilização dos cookies de terceiros (3rd-party cookies), empresas que estão focadas em manter ou expandir o relacionamento com seus clientes enfrentam uma batalha difícil na busca por melhores insights.

As marcas estão buscando novas soluções para conectar os dados em todos os canais (ominicanal) de publicidade para obter uma visão completa da jornada dos clientes.

A Albertsons e seu braço de mídia varejista em crescimento, a Albertsons Media Collective, estão aproveitando uma alternativa de primeira classe aos cookies de terceiros.

Começa com um programa de fidelidade centrado na privacidade e termina com uma plataforma de comunicação moderna e preparada para o futuro, alimentada por ferramentas modernas de colaboração de dados.

Ao oferecer um relacionamento direto com os compradores, a Albertsons Media Collective conecta marcas a mais de 100 milhões de clientes nos EUA, impulsionando parcerias, bem como segmentação e medição específicas da marca, com a Plataforma de Colaboração de Dados da LiveRamp desde sua criação.

Solução

Para construir a base certa para o PAIR (Publisher Advertiser Identity Reconciliation - feature do DV360 com o objetivo de habilitar audiências a partir de dados primários [1st-party]), a Albertsons Media Collective aproveitou o ecossistema da LiveRamp, alimentado pela Solução de Tráfego Autenticado, para reconciliar seus dados de forma segura com anunciantes autorizados.

Os anunciantes no ecossistema global da LiveRamp implementam a Solução de Tráfego Autenticado da LiveRamp para criar uma conexão segura entre os anunciantes e os varejistas.

O PAIR permite que a Albertsons expanda ainda mais sua capacidade de conectar dados primários de maneira consciente da privacidade em um momento em que a colaboração de dados é crucial para mitigar a perda de sinal. Ambos os lados do ecossistema podem ativar a escala perfeitamente via PAIR; e no caso da CTV (Conneted TV), um canal sem cookies, esta solução de privacidade preparada para o futuro mantém seu valor com ou sem cookies.

Usando a Plataforma de Colaboração de Dados da LiveRamp e o PAIR, a Albertsons Media Collective aproveitou com segurança seus dados primários para adotar uma abordagem inovadora e orientada por público para a publicidade.

Com esta nova integração, a empresa lançou uma campanha nacional para a Campbell's Snacks em um serviço de streaming popular, possibilitada pela integração da FreeWheel com o DV360.

Resultados

Ao aproveitar o PAIR, a Albertsons Media Collective pode obter insights poderosos e métricas de medição em seus dados primários. Estender essa conectividade ao ecossistema por meio da Solução de Tráfego Autenticado e do PAIR da LiveRamp permite que a empresa colabore com centenas de parceiros para alcançar ainda mais consumidores em todos os lugares que importam, diversificar os tipos de campanhas e públicos alvo, em uma abordagem moderna de Marketing Contextual.

O trabalho da Albertsons com o PAIR se baseia em parcerias atuais com a LiveRamp para gerar mais valor a partir de seus dados primários. Ambas as empresas estão comprometidas em construir soluções de identidade sustentáveis que funcionem em todos os lugares que as marcas desejam. A companhia usa a estrutura de identidade de usuário da LiveRamp para unir dados primários ricos para casos de uso de colaboração de dados, como gerar insights de clientes alimentados por clean rooms com editores como o Pinterest.

Caso de Sucesso: Otimização de Campanhas Amazon Ads com Data Clean Room (Amazon Marketing Cloud + DP6)

Desafio

A Danone, operando em mais de 120 países, é uma das principais marcas globais no setor de laticínios, reconhecida por sua tradição e inovação. Recentemente, a empresa tem adotado estratégias como Retail Media e Data Clean Rooms para impulsionar o crescimento e manter a privacidade dos dados.

A Retail Media permite segmentar anúncios de maneira eficaz durante as compras, enquanto as Data Clean Rooms possibilitam a análise segura de dados de diferentes fontes sem expor informações pessoais, sendo especialmente relevantes no contexto atual de restrições de privacidade e diminuição da eficácia dos cookies.

A empresa enfrentou o desafio de otimizar suas campanhas de Amazon Ads em um contexto de crescente preocupação com a privacidade dos dados e a eficácia do rastreamento de cookies.

Para lidar com isso, a empresa recorreu à Amazon Marketing Cloud, uma ferramenta nova e pouco explorada no Brasil. A DP6 foi escolhida para liderar este projeto pioneiro, enfrentando o desafio de compreender e testar a ferramenta, em colaboração próxima com a Amazon, para garantir o sucesso das operações e melhorar o desempenho das campanhas da Danone.

Solução

No final de 2021, a DP6 conduziu um piloto com a Danone para testar a recém-lançada Amazon Marketing Cloud, uma ferramenta nova tanto para a DP6 quanto para a própria Danone e Amazon Brasil.

O projeto inicial exigiu diversos testes e proximidade com o time da Amazon para entender a solução e realizar as primeiras consultas de dados.

Com o tempo, foi possível analisar detalhadamente a jornada do cliente dentro do ecossistema Amazon, ajustando a frequência de impressões, adequando investimentos para atrair novos clientes e aplicando os aprendizados para otimizar estratégias futuras, como na Black Friday.

Resultados

O projeto foi considerado um dos mais inovadores do ano pelo time Global da Danone, alcançando resultados expressivos, como um aumento de 30% no ROAS e 47% de novos consumidores para a marca.

A operação da Danone Brasil na Amazon superou três países europeus com operações mais consolidadas, destacando-se no ranking mundial da companhia.

Através desses exemplos é possível entender o poder das DCRs e como elas podem mudar e otimizar sua dinâmica de Marketing, auxiliando na conquista dos resultados e metas esperados. O conceito de Privacy-first (privacidade em primeiro lugar!) é uma realidade e é necessário encará-lo de frente.

No próximo post, nosso Diretor de Data & AI, Rafael Silva Ennes vai trazer um comparativo dos principais players do mercado. 

Conte com a expertise da DP6 para implementar uma Data Clean Room personalizada e segura para a sua empresa, como já fizemos com a Danone. Maximize o uso dos seus dados, garanta conformidade com as regulamentações de privacidade e impulsione suas estratégias de marketing com insights poderosos. Fale com a gente e descubra como podemos ajudar você a transformar dados em resultados reais!

Até o próximo insight!

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